Diante da força que representa o conjunto de pesquisadores integrantes do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD/CNPq), o projeto Estratégia Multidimensional de Comunicação Pública para o Programa PELD (Peldcom), cria a Rede Peldcom.
A iniciativa busca promover a interlocução dos pesquisadores dos sítios PELD para articulação de ações estratégicas de divulgação pública da ciência e a atuação frente às instituições democráticas.
Segundo a coordenadora do Peldcom, Alessandra Brandão, a rede propõe implantar um modelo de comunicação dialógica para o PELD. “Nós vamos, a partir de um guarda-chuva teórico-metodológico, propor e testar essa experiência pensada para o programa PELD. Somos uma equipe de pesquisa e não uma assessoria de comunicação, no sentido clássico do termo. Dito isso, é possível afirmar que a construção de um diálogo entre a sociedade e o conhecimento produzido pelos PELD compõe a essência da proposta”, ressalta a pesquisadora.
Conta tanto com a participação dos coordenadores dos projetos quanto com os responsáveis pela comunicação.
O ciclo atual do Programa PELD, iniciado no final de 2020, aprovou 41 propostas de pesquisa, além de ter concedido mérito acadêmico a outras, das quais três obtiveram financiamento pelas fundações estaduais de apoio à pesquisa de seus estados. Portanto, atualmente, há 43 sítios ecológicos de pesquisa, mais o projeto de comunicação pública da ciência (Peldcom). Em cada sítio PELD atua um conjunto de pesquisadores. Em suma, o número de pesquisadores produzindo conhecimento na área da ecologia ligados ao PELD chega fácil à casa dos milhares. O esforço de reunir esse potencial intelectual e tratar as informações de maneira compreensível para as comunidades, para a população, é uma estratégia do Peldcom,
O Programa PELD iniciou em 1997, a partir de uma iniciativa do CNPq, e desde então mantém projetos de pesquisa em ecologia durante quatro anos. Mas várias propostas são continuadas em novos ciclos. Entre os aprovados na sexta Chamada, “Chamada CNPq/MCTI/CONFAP-FAPs/PELD nº 21/2020”, finalizada em dezembro de 2020, 30 projetos têm mais de 6 anos de trabalho. A novidade desta sexta Chamada foi apoiar o desenvolvimento de um projeto de comunicação pública da ciência para o Programa PELD.
O Peldcom é o Projeto de Comunicação Pública da Ciência dos PELD e desenvolve estratégias de comunicação para disseminar a compreensão científica dos PELD sobre os diversos ecossistemas brasileiros, especialmente para públicos não especialistas. Para isso, conta com uma rede de pessoas envolvidas diretamente com os sítios PELD empregando uma visão interdisciplinar sobre comunicação pública da ciência. O principal desafio é dinamizar nossos diálogos sobre comunicação dos PELD e, consequentemente, realizar boas experiências dialógicas de comunicação.
0 comentários