Grupo de pesquisa MIND.Funga, da UFSC lança E-book bilíngue e promove ciência cidadã
O MIND.Funga, grupo de pesquisa coordenado pelo professor Elisandro Ricardo Drechsler-Santos, da Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com o Laboratório de Processamento de Imagens e Computação Gráfica da UFSC (LAPIX) criaram o e-book “Protocolo de Captura de Imagens de Macrofungos”.
O livro está disponível pela Internet e oferece dicas básicas para pessoas com interesse de fotografar espécies de macrofungos, com orientações de como melhor captar as imagens. As recomendações vão da preparação do cenário, os melhores ângulos para o registro e traz uma inovação: ensina o fotógrafo a observar informações importantes na hora da captura da imagem, de forma que ela se adeque efetivamente em um aplicativo para ajudar no reconhecimento de espécies com uso de inteligência artificial.
De acordo com o grupo de pesquisadores, é possível contar com a tecnologia de computadores que identificam o fungo por meio de imagens. Mas essa tecnologia está em desenvolvimento na academia. O app Mind.Funga fará o reconhecimento de espécies de macrofungos através de fotografias. No e-book o texto esclarece que “o aplicativo está ligado à uma base de dados que são utilizados para treinar uma rede neural artificial (inteligência artificial)”. E o guia propõe uma metodologia padrão para a captura das imagens. O app está sendo construído em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital – #INCoD da UFSC. Ainda está em fase de teste e será lançado oficialmente em breve.
Para realização do livro o projeto MIND.Funga contou com parcerias e apoios financeiros de entidades como CNPQ, CAPES, FAPESC, PPGFAPUFSC, INCT Herbário Virtual, SBPC e INCoD.
O livro digital bilíngue (português e inglês) está acessível gratuitamente para download através do link: bit.ly/mind-protocolo.
MIND.Funga
O MIND.Funga é um grupo de pesquisa dedicado a pesquisar ecossistemas únicos e ameaçados (matas nebulares, por exemplo) com o objetivo de estudar macro e microfungos. Além disso, o grupo também se dedica a importância dos fungos em processos ecológicos, influência das alterações climáticas na comunidade fúngica e sua conservação.
Ciência Cidadã
O MIND.Funga também se dedica a projetos como Ciência Cidadã, na qual a comunidade tem a oportunidade de compreender a importância dos fungos ao somar esforços com os pesquisadores no reconhecimento da riqueza de espécies. Outra frente de atuação do grupo está na Educação Científica, para isso, o grupo busca inserir informações corretamente em livros do ensino fundamental e médio, além de Desenvolvimento e uso de ferramentas digitais que auxiliem na identificação de macrofungos, bem como na popularização e educação de ensino básico e superior.
- Peldcom
Texto: Pedro Augusto Rodrigues
Edição: Márcia Dementshuk
Imagem: Capa do livro: “Protocolo de Captura de Imagens de Macrofungos”
Fonte: MIND.Funga
0 comentários