Matéria foi publicada na Folha de Pernambuco
Conforme publicou o Jornal Folha de Pernambuco, grande quantidade de lixo foi encontrada, no dia 1º/02, nas praias de Maracaípe e Porto de Galinhas, em Ipojuca, no litoral Sul de Pernambuco. Segundo informou a Prefeitura, o material recolhido equivale a 20 vezes a quantidade de resíduos que costuma ser retirada.
Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco, ligado ao Programa Ecológico de Longa Duração Tamandaré Sustentável (Peld TAMS/ CNPq), investigam a origem desse lixo.
Os pesquisadores estabeleceram duas prováveis hipóteses para o surgimento dos resíduos nas praias pernambucanas. A primeira é que o material seja proveniente dos descartes de navios em alto mar, devido às características observadas nos resíduos, a partir da análise. A outra possibilidade surgiu a partir da informação coletada de um grupo de mergulhadores e supõe que o material encontrado seja oriundo de dragagem realizada regularmente pelo Porto do Recife.
PELD TAMS – O Programa Ecológico de Longa Duração Tamandaré Sustentável é localizado no litoral sul de Pernambuco, atua numa área de 216 mil hectares de paisagem marinha que inclui praias, manguezais, recifes de corais e a plataforma continental (extensão submersa).”
_________
Peldcom
Coordenação| Alessandra Gomes Brandão
Texto| Pedro Augusto Rodrigues
Edição| Márcia Dementshuk
Imagem| Capa Folha de Pernambuco online
Fonte| https://www.folhape.com.br/noticias/maracaipe-e-porto-de-galinhas-registram-grande-quantidade-de-lixo/214390/
0 comentários