Cientistas promovem bate-papo aberto ao público sobre ambiente marinho em Pernambuco

Notícias | 0 Comentários

TAMS

TAMS

1 de dezembro de 2022

Foi em Tamandaré, Litoral Sul, e teve como foco a divulgação de pesquisas

Duas turmas da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Tamandaré participaram do Conversa com Cientistas (Fotos: Veronica Falcão)

  • Como calcular o tamanho dos corais?

  • Dá pra saber a idade de um peixe?

  • Por que o mero está ameaçado de extinção?

  • O que são jardins submersos?

Essas são algumas das perguntas que um time de cientistas se propôs a responder na manhã do último dia 22, na Colônia de Pescadores Z-5, em Tamandaré, Litoral Sul de Pernambuco, em evento aberto ao público.

O Conversa com Cientistas ocorreu das 9h às 12h e fez parte de ação nacional de divulgação científica realizada em conjunto pelos Programas Ecológicos de Longa Duração (PELD), vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Duas turmas da principal escola pública de ensino médio de Tamandaré participaram da atividade.

Oceanógrafo Mauro Maida, vice-coordenador do PELD Tamandaré Sustentável, na abertura da atividade

Na abertura do momento científico interativo, o oceanógrafo Mauro Maida, professor do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco e vice-coordenador do PELD Tamandaré Sustentável, destacou a relevância da pesquisa para o meio ambiente regional. “Os dados obtidos permitiram a criação de quatro unidades de conservação e de uma área de exclusão de turismo e pesca, garantindo que espécies marinhas completem seu ciclo de vida, o que é importante para a conservação ambiental e até mesmo a garantia da pesca artesanal”, afirmou.

O evento fez alusão a duas importantes datas celebradas este mês: o Dia Mundial da Ciência para Paz e Desenvolvimento (10/11) e o Dia Mundial da Pesca (22/11). A primeira foi sugerida pelo PELDCOM, que é o PELD voltado para comunicação pública da ciência e coordenou a ação nacional, enquanto a segunda foi uma iniciativa do PELD Tamandaré Sustentável, ou PELD TAMS.

Outro detalhe incluído pelo PELD TAMS à ação de esforço nacional foi a presença de um pescador da região. Severino Santos, conhecido como Selado, tirou as dúvidas dos visitantes da mostra sobre os petrechos mais utilizados na pesca artesanal.

“Agregar o saber popular ao conhecimento científico é uma rotina no nosso trabalho. A prática aproxima a pesquisa e a comunidade, que é o principal beneficiário dos nossos estudos”, justifica a coordenadora do PELD TAMS, Beatrice Padovani Ferreira, professora titular do departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Duas turmas da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Tamandaré participaram do Conversa com Cientistas. “Um evento como este serve ao mesmo tempo para despertar vocações e para aproximar o aluno, de uma forma informativa e demonstrativa, ao contexto ambiental em que está inserido”, considera a professora Írya Carolina, que ensina biologia da EREM de Tamandaré e acompanhou o grupo de alunos do 1º Ano do Ensino Médio, com faixa etária de 16 anos, em média.

Ao todo 20 pesquisadores e pescadores divididos em 13 estações de ciência participaram da mostra interativa. Entre os pesquisadores, alunos de mestrado, de doutorado e de graduação das Universidades Federal (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco  (UFRPE).

MAIS SOBRE AS DATAS CELEBRADAS

O Dia Mundial da Ciência foi instituído em 2001 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e tem como objetivo “destacar o papel da ciência no desenvolvimento e pacificação das sociedades, bem como promover a cooperação nacional e internacional neste domínio.”

O tema deste ano foi “Construindo Comunidades Prontas para o Clima”, com foco na necessidade de adaptação das sociedades às mudanças climáticas, considerando o fato de que as alterações no clima mundial se tornaram uma séria ameaça à vida humana e ao planeta.

O Dia Mundial da Pesca, criado pela FAO (sigla em inglês para Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), foi pela primeira vez celebrado em 2015. As comemorações da data estão focadas no Ano Internacional da Pesca e da Aquicultura Artesanais (2022).

Veja mais fotos da atividade!


Coordenadora do PELDCOM: Alessandra Brandão
Texto: Veronica Falcão – PELD TAMS
Edição: Larissa Guimarães
FotosVeronica Falcão PELD TAMS

Publicado por

Publicado por

TAMS

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend