PELDCOM anuncia novas ações

Notícias

Peldcom

Peldcom

29 de maio de 2023

Em reunião com representantes dos projetos PELD, o Peldcom apresenta resultados de pesquisa e avaliação dos trabalhos

Em João Pessoa, estudantes do Ensino Médio, colégio Sesquicentenário, participam do “Converse com Cientistas

No dia 10 de maio o Peldcom promoveu um encontro online com os responsáveis pela comunicação dos projetos PELD para apresentar a avaliação das atividades realizadas, os resultados de pesquisa na área de comunicação e alinhamentos para a continuidade das ações do Peldcom para os próximos 15 meses.

A coordenadora do Peldcom, Alessandra Gomes Brandão, explicou as estratégias empregadas pelo Peldcom para garantir uma comunicação com o público externo à nível informacional e dialógica, e a presença digital dos projetos PELD nas redes sociais. A formação de um grupo no aplicativo Whatsapp teve relevância no momento inicial para integração entre os pesquisadores, o que estabeleceu a criação da Rede Peld..

Um dos desafios iniciais do Peldcom era ampliar a presença dos projetos PELD no Instagram, dado a visibilidade e poder de compartilhamento dessa rede junto ao público-alvo. De acordo com pesquisa feita pelo Peldcom, em abril de 2021, 20% dos projetos tinham perfis nessa rede social. Em março de 2023 esse percentual aumentou para 66%.

As “chamadas temáticas” foram um recurso utilizado pelo Peldcom para gerar informações sobre os projetos PELD. Através destas, o Peldcom convidou os projetos a participarem de publicações em conjunto no perfil do Peldcom no Instagram, ou realizar ações de comunicação locais. E ainda, serviram como ferramenta motivadora para a geração de conteúdo nos perfis digitais dos PELDs.

Outra estratégia que possibilitou a comunicação com público diversificado foi a ação “Converse com Cientistas”. O primeiro evento foi realizado em julho de 2022, durante o XII Reunião de Avaliação e Acompanhamento do Programa Ecológico de Longa Duração (PELD) e o I Compeld, em João Pessoa. A atividade atrai os visitantes para conhecer os projetos de pesquisa. Depois dessa experiência, ao longo do ano, foram realizados outros eventos nessa linha pelos projetos ecológicos nos municípios de suas regiões. Essa atividade promove uma comunicação na qual há uma conversa entre as pessoas, caracterizando a comunicação dialógica.

Com o perfil de projeto de pesquisa, o Peldcom está realizando pesquisas, de onde nasceu a primeira dissertação que estudou a divulgação científica a partir de modelos teóricos modernos, ainda pouco desenvolvidos no Brasil.

“Demos um salto importante e conseguimos compreender melhor como o Programa PELD pode se comportar dentro desses modelos de comunicação. O trabalho do Peldcom será norteado, então, a partir dessa investigação”, afirma a Alessandra Brandão (Foto).

Na dissertação “Ecologia e Divulgação: Uma análise das estratégias dos sítios do Programa Ecológico de Longa Duração”, a autora Karla Gualberto, destaca quatro modelos de Comunicação pública da Ciência e faz a análise a partir das publicações dos projetos no Instagram. Através dos conteúdos das postagens, Gualberto categorizou a comunicação como “Científica”; “Déficit Informacional”; “Dialógica”; e “Participativa”. A maior parte dos projetos, 67%, estava enquadrado no modelo “Déficit Informacional”, demonstrando ser uma comunicação unidirecional informativa. Há outras duas dissertações sendo finalizadas.

“Não é uma questão de ser certo ou errado. O jornalismo faz essa comunicação unidirecional na maior parte do tempo. Trata-se de buscar outros formatos de comunicar para que seja possível dialogar com o público externo à esfera científica”, explica Gualberto.

Alessandra Brandão complementa argumentando que é primordial, para um projeto de comunicação pública da ciência como o Peldcom, testar os modelos de comunicação e oferecer esse conhecimento aos projetos ecológicos PELD.

Participando como representante do PELD Costa Semiárida Brasileira (CSB), Hortência Barroso ressaltou que foi imprescindível definir o público-alvo para direcionar o esforço de comunicação: “Pelo que estamos observando, nosso público é basicamente o pessoal da graduação. Mas nós queremos falar com um público mais jovem, de escola. Então, fizemos um TikTok, porque é o que eles acessam. É difícil, porque, por exemplo, um pescador, você não vai atingir com redes sociais. Então, para cada público é muito específico.” 

Portanto, Alessandra Brandão salienta a necessidade de fazer treinamentos, entre outras ações: “Nesse sentido estamos planejando as próximas ações do Peldcom, o que inclui a elaboração de uma cartilha para uma efetiva comunicação pública da ciência; treinamentos que deverão esclarecer o funcionamento de ferramentas de comunicação; um programa quinzenal em podcast, que chamamos de ‘Peldcast’, que deverá trazer informações sobre os sítios de pesquisa; uma newsletter, o ‘Peld News’, para divulgar a produção do Peldcom e a manutenção das redes sociais”, anunciou a coordenadora do Peldcom.

Outra ação do Peldcom que está em planejamento é a formação de um Conselho de Comunicação Pública da Ciência dos PELD. Esse conselho será formado por cinco participantes, sendo um do Peldcom e outros quatro dos projetos PELD. O objetivo é avaliar a comunicação executada pelos projetos PELD e planejar ações inéditas.

Acesse aqui o vídeo da reunião do dia 10/05/2023

Atividades do PELD ILOC na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas em Santos, São Paulo, em 2022:

Publicado por

Publicado por

Peldcom

0 comentários

Send this to a friend