Livro reúne 20 anos de pesquisas no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba

Notícias

RLAC

RLAC

23 de outubro de 2023

Obra publicada pelo PELD RLaC é um compilado de trabalhos de vários pesquisadores nos ecossistemas costeiros do norte fluminense

Capa do e-book que será lançado em 22 de novembro de 2023

O Projeto Restingas e Lagoas Costeiras do Norte Fluminense (PELD RLaC/CNPq) é um dos pioneiros do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração, estudando há mais de duas décadas o ecossistema das restingas e lagoas costeiras do litoral norte do Rio de Janeiro. Todo este conhecimento acumulado foi sintetizado no E-Book “Dimensões Ecológicas, Geológicas e Humanas em Estudos de Longa Duração no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba”. A versão digital já está disponível gratuitamente no site do CNPq, e o lançamento físico deve ocorrer em 22 de novembro, no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM-UFRJ, em Macaé, Rio de Janeiro. Ao todo, mais de 90 pesquisadores contribuíram com a obra.

São diversas as frentes de investigação ambiental abordadas nas 432 páginas do livro, com capítulos que exploram as dimensões geológicas, paleoambientais e os impactos da conservação e da ação humana na região.

Um dos estudos concluiu, por exemplo, que a variação climática, com anos mais secos e quentes, pode ter sido favorável para os gambás, mas prejudicial para outros animais como o ratinho-goitacá, espécie que está ameaçada e só é encontrada nas restingas do norte do estado. Foram catalogados outros animais também endêmicos da área e que estão em risco de extinção. 

Uma das seções do livro é dedicada aos impactos ambientais e a participação humana, trazendo resultados sobre o efeito negativo de espécies invasoras como gramíneas, peixes e mamíferos na região, e a percepção dos moradores sobre elas. As pesquisas que abordam essa temática ressaltam que a educação ambiental é essencial para conscientização da população, trazendo ainda exemplos de como iniciativas educativas têm sido formuladas e aplicadas no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba nesses anos de atuação do sítio. Com base nos resultados das análises na região, é possível entender melhor como a biodiversidade se dá em restingas similares, que possuem características arenosas e alagadas. 

O livro é uma continuação de um trabalho publicado em 2004, incluindo pesquisas anteriores a essa data e atualizações dos principais avanços científicos alcançados nas últimas décadas pelo PELD RLaC. Contribuintes da primeira obra também participaram da produção desta, inclusive, alguns que foram estagiários na época, nesta versão, já atuam como docentes.

O E-Book pode ser acessado gratuitamente através do link

Peldcom
Coordenação: Alessandra Brandão
Texto: Júlia Magalhães – Graduanda
Edição: Márcia Dementshuk

Publicado por

Publicado por

RLAC

0 comentários

Send this to a friend