Evento tem inscrições gratuitas e acontece nos dias 07 e 08 de novembro em Rio Verde – GO
Nos dias 07 e 08 de novembro, o campus Rio Verde do Instituto Federal Goiano irá sediar o 1° Workshop PELD em Goiás: “Explorando a Biodiversidade do Cerrado Goiano”. A partir do tema, busca-se promover o intercâmbio de ideias para discutir os resultados preliminares de pesquisas, as estratégias de divulgação científica e a análise dos desafios e potencialidades biodiversas.
O esforço é o resultado da união entre os três projetos do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração vigentes no estado, os PELDs CEMA, EBMN e EMAS, e também tem a colaboração do Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBio) do IF, e contará com participantes da UFG, UFJ, UEG e UNIVR. As inscrições podem ser feitas antecipadamente online através do link. Jânio Moreira, do PELD EBMN, destaca que “O evento é uma iniciativa inédita no estado e a ideia é apresentar o programa PELD para a comunidade acadêmica e sociedade civil de Goíás”.
Serão abordados temas como a diversidade biológica e estratégias de conservação, bem como qual é o papel da ciência na influência das políticas que referem-se ao cerrado. Os projetos apresentarão o trabalho fundamental que o PELD realiza na coleta de dados e pesquisa que impulsionam a conservação. Um dos principais tópicos de conversas também trata as mudanças ambientais e a integridade do bioma, incluindo mudanças climáticas, desmatamento e degradação do solo.
A comissão organizadora ressalta que ações como esta são importantes pela própria premissa do programa, sendo um caminho para o compartilhamento dos conhecimentos adquiridos pelas pesquisas para com a sociedade, com o potencial de ajudar na construção de modelos de desenvolvimento mais sustentáveis do ponto de vista socioambiental.
No primeiro dia de evento, a abertura será às 10h30 com a palestra “O Programa Ecológico de Longa Duração (PELD) no Brasil: Importância, Desafios e Perspectivas”, ministrada pelo professor Paulo de Marco, da Universidade Federal de Goiás. Durante o período vespertino, os coordenadores dos sítios, pesquisadores Frederico A. G. Guilherme (CEMA), Rogério P. Bastos (EBMN) e Fausto Nomura (EMAS) farão palestras com o tema “Os PELDs no Sudoeste goiano: Cenário atual e perspectivas futuras”.
Já no dia 08, haverá a mesa-redonda “A importância dos PELD na formação do jovem cientista”, com participação de jovens pesquisadores dos três sítios. O workshop será finalizado com a palestra “A lista de espécies da fauna do Estado de Goiás”, da doutora Franciele Parreira Peixoto da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Peldcom
Coordenação: Alessandra Brandão
Texto: Júlia Magalhães – Graduanda
Edição: Márcia Dementshuk
0 comentários