Ação contou com experiências de imersão do Parque Nacional de São Joaquim através de realidade virtual
Mais de 170 pessoas – entre elas crianças e adolescentes – participaram do lançamento do projeto “Uma aventura PELD-BISC”, durante a 20ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (SEPEX) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Usando óculos de realidade virtual, os visitantes passearam pelo Parque Nacional de São Joaquim (PNSJ), conhecendo sítios de pesquisa do BISC. O evento aconteceu entre os dias 25 e 27 de outubro, em Florianópolis.
Unindo pesquisa científica, biodiversidade e realidade virtual, o projeto faz parte da estratégia de divulgação científica do PELD-BISC, que tem como bases o diálogo e a democratização do conhecimento como fatores essenciais para a construção da cidadania. Através dos óculos VR as imagens descortinaram os campos de altitude, as matas nebulares, a Pedra Furada e o Morro do Baú. Quem participou da experiência, gostou do que viu. O estudante Ali Cirimbelli dos Passos, 21, não conhecia o Parque Nacional de São Joaquim (PNSJ). Ele conta que, em diversos momentos, sentiu que estava presente na unidade de conservação que fica na serra catarinense, a cerca de 180 quilômetros da capital do estado.
“Acreditamos que, a partir do acesso ao conhecimento científico, as pessoas podem compreender melhor a importância do Parque para a preservação da biodiversidade catarinense”, explica Selvino Neckel, coordenador do PELD-BISC e idealizador do projeto. “Uma aventura PELD-BISC” foi desenvolvido durante cinco meses por uma equipe formada por pesquisadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) das áreas de Biologia, Jornalismo e Cinema, sob a coordenação da professora Tattiana Teixeira, e contou com o apoio da Agecom UFSC (Agência de Comunicação) e do Laboratório de Segurança em Computação (LabSEC) da UFSC.
A próxima etapa prevê a parceria com escolas da região para levar a experiência até estudantes e professores, promovendo debates sobre a primeira versão do projeto. O vídeo já está disponível no recém-criado canal do PELD-BISC no Youtube, mas vale ressaltar que a sensação de imersão só acontece usando os óculos adequados.
PELDCOM
Coordenação: Alessandra Brandão
Texto: PELD BISC, Júlia Magalhães – Graduanda
Edição: Márcia Dementshuk
Fotos: Arquivo PELD BISC
0 comentários