Levantamento comunitário de aves

Notícias

IAFA

IAFA

8 de novembro de 2023

PELD IAFA realiza estudos sobre aves urbanas em Manaus com a Escola Estadual Josué Cláudio de Souza

A equipe do projeto Impactos Antrópicos na Floresta Amazônica (PELD IAFA/CNPq), desenvolveu um ciclo de estudos sobre as aves urbanas no bairro Coroado, na zona leste de Manaus. A atividade foi realizada em parceria com a Escola Estadual Josué Cláudio de Souza, durante o período de 12 a 28 de setembro de 2023. A unidade escolar é localizada na borda da APA Floresta Manaós, unidade de conservação onde os monitoramentos foram feitos.

A parceria entre o PELD IAFA e a Escola Estadual Josué Claúdio de Souza, popularmente conhecida por GM3, surgiu no início deste ano com o intuito de criar um programa de educação voltado para a biodiversidade. Para essa ideia sair do papel foram realizadas reuniões com diretoria e conselho pedagógico da GM3. O ciclo de estudo sobre as aves urbanas foi a primeira atividade dessa união e ficou consagrada como a ativação dessa parceria.

Esse levantamento comunitário de aves no bairro Coroado teve como objetivo despertar a atenção dos alunos para a diversidade de espécies que a cidade possui.  Além disso, a atividade mostrou para a escola que é possível ampliar as possibilidades do ensino de ciências e praticar a educação para a biodiversidade mesmo com as limitações de infraestrutura.

Ao todo, os integrantes do PELD IAFA trabalharam com 10 turmas do ensino médio, sendo 7 do 1º ano e 3 do 3º ano. De acordo com Gabriel Verçoza, educador popular e comunicador de ciência do PELD IAFA, a maioria dos alunos já possuíam uma relação com as aves. “A maior parte das pessoas já tinham uma relação com as aves, sendo comum se referirem ao quintal de casa ou de alguma avó, ou lembrarem de quando visitam a família no interior”, destacou Gabriel.

Esse momento foi de suma importância tanto para as turmas quanto para os pesquisadores que participaram, tendo em vista que a atividade trouxe novas perspectivas sobre a diversidade de aves encontradas no bairro do Coroado.

Uma curiosidade que poucos sabem, é que este bairro fica na borda da APA Floresta Manaós. Inclusive, a comunidade tem um histórico de ativismo socioambiental em defesa do igarapé da Beira Rio, lugar onde foram feitas as observações, e do corpo d’água que nasce dentro da área de proteção ambiental. De certa forma, a atividade realizada pelo PELD IAFA e a GM3 também buscou manter viva a atenção para esse igarapé que ainda se mantém vivo apesar das agressões.

Leia também: Levantamento comunitário de aves no bairro do Coroado

Publicado por

Publicado por

IAFA

0 comentários

Send this to a friend