PELD RIPA integra projetos sociais na Barra de Mamanguape

Notícias | 0 Comentários

ELPA

ELPA

19 de fevereiro de 2024

Iniciativa ensinou artesanato reaproveitando a pesca de mulheres marisqueiras da região e abriu portas para curso técnico em eletrônica

Nem só de pesquisa e divulgação científica vivem os PELDs. Estando imersos em um sítio, as interações e o contato com a população local são inevitáveis e parte importante do processo de estudo. Por isso, o PELD Rio Paraíba (RIPA) realiza oficinas com a comunidade de mulheres marisqueiras da região de Barra de Mamanguape (PB), ensinando formas de aproveitar integralmente o produto de suas pescas. 

Em parceria com o Instituto Parahyba de Sustentabilidade (IPAS) e com a Universidade Estadual da Paraíba, e apoio do Fundo Casa Socioambiental, foram realizadas diversas atividades. O problema comum se dá com o descarte das conchas dos mariscos e das escamas de peixes. O material orgânico dessas partes dos pescados é muito resistente e pode ser empregado na confecção de outros objetos. “A ideia é capacitar essas mulheres para que elas utilizem o marisco não só para alimentação e para venda, mas também para confecção de brincos, luminárias, quadros…”, explica Joseline Molozzi, do PELD RIPA. 

Os encontros também abordaram questões como educação financeira e saúde. Mas o artesanato abriu um novo caminho para o projeto: o aprendizado técnico em eletrônica.  Dentre os materiais produzidos estavam, de fato, luminárias. Acontece que nem as mulheres, nem seus companheiros e nem os voluntários sabiam como lidar com a parte elétrica para que a luminária funcionasse. Então, junto com a equipe da IPAS, surgiu a ideia de procurar uma forma de oferecer mais essa capacitação para a população local. 

Daí veio mais um parceiro nessa empreitada, o Senai, que vai oferecer um curso de elétrica para a comunidade de pescadores da Barra de Mamanguape, com previsão de início para março. “Tem muita atividade turística na região, e a comunidade pode até ter uma renda melhor a partir disso”, pontua Joseline. O objetivo é que essa seja a primeira de muitas oficinas que podem ser relevantes para o dia a dia da população!

Publicado por

Publicado por

ELPA

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend