PELD RAS: Dados científicos embasam política públicas no Pará

Notícias | 0 Comentários

RAS

RAS

21 de março de 2024

Trabalho de campo nos sítios florestais do PELD RAS. Foto: PELD RAS

Há mais de 10 anos o PELD Rede Amazônia Sustentável (RAS) atua cientificamente para atingir um dos objetivos que é o de produzir evidências científicas para elaboração e aperfeiçoamento de políticas públicas. Os dados de recuperação do carbono, obtidos pelo PELD RAS, embasaram a construção de metas do Plano Estadual Amazônia Agora (Decreto N° 941; SEMAS), uma estratégia do estado do Pará para ser neutro em emissões de carbono a partir de 2036.

É um sítio de pesquisa ecológica de longa duração que atua na Amazônia Oriental, composta pelos Estados do Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso.  

Esse projeto monitora os impactos ecológicos da degradação florestal pelo fogo, extração seletiva de madeira e corte raso. As análises buscam compreender a capacidade dos ecossistemas diante desses impactos e fornecer dados para a elaboração de estratégias de conservação, recuperação e manutenção de serviços ecossistêmicos desempenhados pelas florestas na Amazônia Oriental

A Amazônia é uma das regiões mais biodiversas do planeta e atualmente vem sendo ameaçada por diversos distúrbios causados por atividades humanas e pelas condições climáticas. Para estudar as respostas da biodiversidade e funções ecossistêmicas a esses distúrbios, o PELD RAS adotou diversos métodos, entre eles: inventários de campo, bioacústica, câmeras trap e DNA ambiental.

As coletas de campo são realizadas no estado do Pará, em diferentes regiões que correspondem a diferentes contextos socioeconômicos, fronteiras de desmatamento e degradação florestal. Os sítios de estudo são as florestas e os corpos hídricos, conhecidos regionalmente como igarapés – pequenos rios que cortam as florestas. 

O PELD RAS estuda problemas urgentes e relevantes, inclusive o enfrentamento da crise global do clima e da biodiversidade, em uma região de importância planetária. Vale destacar que a Amazônia detém a maior fonte mundial de recursos hídricos, com um papel crítico na regulação climática e geração de chuvas do continente americano.

PELDCOM

Coordenação Geral: Alessandra Brandão
Coordenação Executiva: Carol Salgado

Texto: William Freitas – Graduando

Edição: Márcia Dementshuk
Editoração Eletrônica: Júlia Magalhães – Graduanda

Fotos: PELD RAS

Publicado por

Publicado por

RAS

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend