No estande, os visitantes interagem com jogos eletrônicos temáticos, experimentam a sensação de estar no fundo do mar ou em uma floresta através da realidade virtual
O Projeto de Comunicação Pública da Ciência do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (Peldcom/CNPq) participa da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na programação da SBPC Jovem. O evento está sendo realizado no campus da Universidade Federal do Pará, em Belém e encerra neste sábado, 13 de julho. As atividades do Peldcom estão voltadas para a divulgação dos projetos Peld com atrativos que dialogam com estudantes e professores do ensino básico, jovens, famílias e com todos os visitantes.
A missão de apresentar os sítios PELD na SBPC Jovem está sendo cumprida por meio de várias estratégias de comunicação aliadas à tecnologia, à criatividade e à colaboração dos pesquisadores e cientistas Peld.
Grandes painéis com imagens fotográficas representando os biomas brasileiros cobrem as paredes do estande do Peldcom na área destinada à SBPC Jovem. Eles compõem o cenário dos sítios onde são realizadas pesquisas sobre a biodiversidade e ecossistemas do Brasil com o apoio do Governo Federal e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
No estande, os visitantes interagem com jogos eletrônicos temáticos, experimentam a sensação de estar no fundo do mar ou em uma floresta através da realidade virtual de óculos VR. Participam de brincadeiras com direito à brindes e conhecem mais profundamente o trabalho dos projetos PELD através do material gráfico exposto. As crianças menores encontram desenhos que podem colorir e quem quiser pode deixar mensagens para o futuro, como frutos de uma árvore.
Na quarta-feira o Peldcom promoveu o Papo com os Cientistas, reunindo pesquisadores Peld e estudantes dos ensinos Fundamental e Médio numa grande interação. Essa atividade tem o propósito de desmistificar a figura que parece ser inatingível do cientista e estimular o interesse dos estudantes pela carreira de pesquisador.
Cada ação é planejada conforme o objetivo do projeto de comunicação. O Peldcom desenvolve estratégias de comunicação para disseminar a compreensão científica dos PELD na sociedade sobre os diversos ecossistemas brasileiros, especialmente para públicos não especialistas. Coordenado pela Dra. Alessandra Gomes Brandão, da Universidade Estadual da Paraíba tem como principal desafio dinamizar uma comunicação de matriz dialógica a partir das propostas de processos dialógicos, nos quais a participação e a postura ativa do público são o foco de atenção ao comunicar o conhecimento da ciência.
—————————————————————————————————–
Texto Ascom Peldcom – Publicado originalmente pelo Jornal da Ciência
0 comentários