O I Encontro de Comunicação Pública da Ciência dos PELD (COMPELD), promovido pela Equipe de Comunicação dos PELD (PELDCOM), contou com uma programação vasta durante os dias 04 a 06 de julho, na capital paraibana, João Pessoa.
“Converse com um Cientista” se mostrou como um dos momentos de maior destaque, permitindo que pesquisadores e alunos secundaristas estabelecessem um diálogo acessível. Na ocasião, os alunos da Escola CEEEA Sesquicentenário, também localizada em João Pessoa, tiveram a oportunidade de fazer perguntas e conhecer mais sobre as pesquisas dos PELDs enquanto tomavam sorvetes e milkshakes, o que tornou o momento ainda mais interessante e descontraído.
O encontro possibilitou, sobretudo, a desmistificação existente sobre a figura do cientista, usualmente descrita por alunos como sendo possuidores de características físicas caricatas, como o cabelo assanhado, o uso de óculos e jaleco, e a permanência constante das figuras em laboratório. Ao longo das conversas, foi possível observar esse paradigma sendo transformado numa visão mais próxima e coerente, haja visto a interação existente e, consequentemente, a compreensão mais concisa dos cientistas.
O Pesquisador e Coordenador do Sítio/PELD Projeto Transição Cerrado-Amazônia (PELD-TRAN), professor Ben Hur Marimon Junior, o qual esteve participando deste momento, classifica como produtiva a realização do “Converse com um Cientista”. “Experiências como essas são sempre gratificantes, mas neste formato foi muito mais, pois nos relembra uma sala de bate-papo, na qual o aluno e o professor sentam e discutem juntos. É extremamente produtivo e gratificante por dois fatores: primeiro porque aprendemos sobre a visão e a expectativa que os jovens têm a respeito da ecologia e do meio ambiente, e ao mesmo tempo conseguimos passar a mensagem de que o cientista está aqui para resolver problemas, gerar conhecimento”.
Ao ser questionado sobre a importância de o jovem estar disposto ao entendimento de problemas globais diversos, Ben Hur acrescenta: “Alguns problemas não aparecem, pois são lacunas de conhecimento. Eles existem, mas a sociedade não os conhece. Então quando identificamos o problema e colocamos para os jovens, eles pressentem que quando estiverem lá na frente, daqui a 30 ou 40 anos, o mundo vai mudar, já que teremos consequências das nossas ações. Foi uma via de mão dupla: passamos o conhecimento e recebemos reciprocamente. Parabenizo o PELDCOM por esse formato e pela oportunidade dessa conversa, pois abre canais de diálogos excelentes”.
Para somar à dinâmica desta atividade, estiveram presentes também os seguintes Pesquisadores: Flávia Souza, Coordenadora do Sítio/PELD Diversidade da Várzea (PELD DIVA), Vandick Batista, Coordenador do Sítio/PELD Costa dos Corais Alagoas (PELD CCAL), Frederico Guilherme, Coordenador do Sítio/PELD Cerrado e Mata Atlântica (PELD CEMA), Marcelo Tabarelli, Coordenador do Sítio/PELD Parque Nacional do Catimbau (PELD PNCA), Carolina Coelho Campos, Coordenadora do Sítio/PELD Costa Semiárida Brasileira (PELD CSB), Leandro Valle Ferreira, Coordenador do Sítio/PELD Floresta Nacional de Caxiuanã (PELD FNC), Manuel de Souza, Coordenador do Sítio/PELD Estuário da Lagoa dos Patos e Costa Adjacente (PELD ELPA), Carlos Ferreira, Coordenador do Sítio/PELD Ilhas Oceânicas (PELD ILOC), Claudia Bonecker, Coordenadora do Sítio/PELD Planície de Inundação do Alto Rio Paraná (PELD PIAP), Leonardo Messias, integrante do Sítio/PELD Tamandaré Sustentável (PELD TAMS), Dilma Trovão, Integrante do Sítio/PELD Rio-Paraíba (PELD RIPA), Eduardo Giehl, Coordenador do Sítio/PELD Biodiversidade de Santa Catarina (PELD BISC) e Geraldo Alves Damasceno, Coordenador do Sítio/PELD Núcleo de Estudos do Fogo em Áreas Úmidas (PELD NFAU), contribuindo para o protagonismo do “Converse com um Cientista”.
Coordenadora do PELDCOM: Alessandra Brandão
Texto: Clara Damasceno e Paloma Mahely
Edição: Alessandra Brandão
Fotos: Clara Damasceno e Manoel Cândido
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