Ações são parte do projeto de ciência cidadã ONDA
Uma onda de atividades socioambientais e educativas atingiu o arquipélago de Fernando de Noronha, trazida pelo projeto ONDA ILOC. Não é só trocadilho, a iniciativa ocorreu entre os dias 26 de janeiro e 07 de fevereiro e trouxe muita alegria e conhecimento para as crianças, guias de turismo e turistas que passaram pela ilha nesse período.
O ONDA (Observadores da Natureza para o Desenvolvimento Ambiental) é uma rede integrada pelo PELD Ilhas Oceânicas (ILOC), com foco em educação ambiental e ciência cidadã. A partir dele, é possível aproximar e fazer a comunidade ser parte ativa do processo de pesquisa e divulgação científica.
Entre as atividades, destaca-se a primeira edição do curso avançado de “Monitoramento da Biodiversidade Marinha”. Foram 30 guias turísticos inscritos, com o objetivo dar o primeiro passo para a construção do “Guia Co-criado de Biodiversidade”.
Esse projeto, que será elaborado em construção coletiva com os guias e pesquisadores, tem como foco abordar os principais desafios do ecoturismo, além de promover o maior envolvimento dos turistas na ciência cidadã.
Já as atividades com as crianças ocorreram em dois finais de semana, com direito a piquenique vegano, oficina de artes e muita brincadeira. Os pequenos colocaram toda a sua disposição e energia na corrida marinha e em jogos educativos desenvolvidos pelo ONDA ILOC para as crianças da creche e da Escola Arquipélago.
“Acreditamos que as crianças percebem tudo de forma muito positiva e artística, por isso começar o letramento científico com elas nessa idade é primordial para criarmos novos hábitos sustentáveis dentro e fora da ilha”, explica Ana Clara Suhett, do ONDA ILOC.
Durante todos os dias, o projeto também teve sua presença confirmada no PIC Sueste (Posto de Informação e Controle) com sorteios, distribuição de brindes e, o mais importante, a convocação dos turistas a participarem da ciência cidadã e conservarem Fernando de Noronha.
PELDCOM
Coordenação: Alessandra Brandão
Texto: Julia Magalhães – Graduanda
Edição: Márcia Dementshuk
Foto: PELD ILOC
0 comentários