Branqueamento de corais avança no litoral brasileiro
As pesquisas ecológicas de longa duração estão sendo essenciais para monitorar e conceber quais são os impactos dessa nova onda de calor nos recifes coralíneos brasileiros. Diversos projetos PELD estão trabalhando com o fenômeno e colaborando com outras pesquisas, formando uma grande rede de monitoramento.
Segundo apontam as primeiras análises, 6 dos 7 pontos brasileiros monitorados pela agência americana de oceanografia e meteorologia, a NOAA, já estão em algum nível de alerta.
O branqueamento em massa geralmente é causado por anomalias térmicas – um aumento significativo da temperatura do mar. Os corais branqueados enfraquecem e tem dificuldades para se alimentar, podendo chegar a morte.
Beatrice Padovani, coordenadora do PELD TAMS, falou sobre a situação com a Agência Brasil e com o Observatório do Clima.
O PELD ABRS também subsidiou informações para a Carta Capital.
Veja as notícias:
Agência Brasil: Branqueamento de corais avança no Nordeste, mostra pesquisa [Leia aqui]
Observatório do Clima: Nova epidemia de branqueamento já atinge corais no Brasil
Carta Capital: Sinal de alerta
Primeira “Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas” de Goiás
O estado goiano está desenvolvendo, pela primeira vez, uma listagem com as espécies da região e seus respectivos graus de conservação ou ameaça. Ao todo, estão sendo reunidas informações sobre 2.600 espécies.
O professor Fausto Nomura, coordenador do PELD PNE, está realizando esse processo de pesquisa e intermédio entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e outros pesquisadores que irão auxiliar na lista. A iniciativa é de suma importância para a criação de políticas públicas de conservação.
Jornal A Opção Goiás produz sua primeira Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas
PELDCOM
Coordenação Geral: Alessandra Brandão
Coordenação Executiva: Carol Salgado
Texto: Júlia Magalhães – Graduanda
Edição: Márcia Dementshuk
Editoração Eletrônica: Júlia Magalhães – Graduanda
Fotos: Reprodução da Internet
0 comentários