Peldcom apresenta Guia de Comunicação direcionadopara divulgação da ciência dos projetos PELD

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18 de junho de 2024

O PeldCom – projeto de comunicação pública da Ciência do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD) apresentou, nesta quarta (12), o “Guia de Comunicação para Pesquisadores do PELD”, durante a XIII Reunião de Acompanhamento e Avaliação do Programa, realizada na sede do CNPq, em Basília.

 A cartilha apresenta caminhos apoiados na reflexão teórica e experiências realizadas no âmbito do projeto. Sendo assim, sintetiza resultados do projeto de Comunicação Pública da Ciência dentro da chamada PELD 021/2020 – um esforço pioneiro do CNPq para incentivar a divulgação cientifica dentro de um edital.

O guia traz um conjunto de orientações para os integrantes dos sítios de pesquisa do programa. A proposta é ampliar as ações para além da “transmissão de informações”, conduzindo as estratégias do programa para uma experiência dialógica com a sociedade. Assim, o esforço do PeldCom tem o objetivo de possibilitar que os sítios de pesquisa compreendam o processo de diálogo com o público, de modo a contribuir com a democratização do conhecimento científico.

Inicialmente, o conteúdo do guia incentiva o comunicador a refletir sobre que tipo de divulgador se é, a partir de perguntas norteadoras sobre seu perfil: Uma pessoa arrojada, com maior flexibilidade para pensar o papel social da ciência, ou alguém mais conservador, cuja segurança está no conhecimento adquirido e quer transmitir essa informação?

As reflexões demonstram que dependendo do tipo de divulgador, a escolha por um modelo de comunicação já estará previamente definida e, a partir disso, construirá experiências mais ou menos democráticas de popularizar a ciência.

Em seguida, o leitor encontrará explicações sobre os modelos de comunicação que abrigarão suas ações de comunicação. Os mesmos são “estruturas teóricas que ajudam a entender e explicar como a Divulgação da Ciência é efetivada”. Dentre os modelos há o Informacional, o Contextual, o Conhecimento Leigo e o de Engajamento Público – cada um deles se enquadrará com mais eficácia, dependendo da intenção de seus realizadores.

Finalmente, o guia oferece os “Critérios PELD de noticiabilidade”, se afastando um pouco dos critérios tradicionais para selecionar notícias, porém se aproximando da premissa primordial da proposta, que é o “Diálogo com a sociedade”. Os três critérios definidos, interdependentes, são: 

(1) Cotidiano – que busca apresentar a ciência no seu dia a dia, afastando algumas das principais concepções equivocadas da ciência, como por exemplo as experiências de campo e laboratório, assim como curiosidades científicas; 

(2) Novidade – refere-se aos avanços importantes da pesquisa, que inclui, inclusive, divulgar os principais achados dos artigos científicos em linguagem acessível, a exemplo de produtos como o “vídeo-paper” que desafia o pesquisador a demonstrar os pontos principais do artigo em um vídeo de 1minuto E

(3) Relevância – que são todos os temas atuais externos ou não ao sítio de pesquisa, que podem receber análises especializadas dos cientistas PELD, a exemplo de eventos ambientais que tenham expertise para contribuir.

A cartilha estará em breve disponibilizada para consulta do público.

Matéria produzida pelo Projeto PELDCOM

Coordenação Geral: Alessandra Brandão
Coordenação Executiva: Carol Salgado
Texto: Márcia Dementshuk e Alessandra Brandão
Edição: Márcia Dementshuk
Imagem: PELDCOM

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