Pesquisadores do Peld Rio Paraíba Integrado (Peld Ripa), com atuação na Reserva do Olho d’Água das Onças, situada em Picuí, na Paraíba, acabam de dar um grande passo no quesito de educação ambiental e na popularização da ciência com o lançamento do aplicativo “Reserva Olho d´Água das Onças”. Desenvolvido com o intuito de oferecer informações da fauna, flora e vegetação da Caatinga de maneira acessível e lúdica, o aplicativo se destina tanto a crianças quanto a adultos, proporcionando uma experiência enriquecedora para visitantes e estudantes em todo o Brasil.
“Quando realizamos atividades de educação ambiental nas escolas, percebemos que as crianças estão sempre utilizando algum aplicativo. Então, pensamos: por que não usar essa tendência a nosso favor?”, explica Joseline Molozzi, uma das idealizadoras do aplicativo. Com essa ideia, o aplicativo foi criado para fornecer informações sobre conservação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de forma simples e divertida, utilizando quizzes e jogos interativos que envolvem as crianças de maneira eficaz.
O aplicativo também se revela uma ferramenta valiosa para os visitantes da reserva. Além de fornecer informações sobre a fauna, flora e a importância da conservação da Caatinga, os usuários podem acessar mapas interativos das trilhas, descobrir curiosidades e aprender sobre os ODS enquanto exploram o ambiente natural. “Quando a gente fez a trilha dos ODS lá na reserva, a gente viu que as pessoas iam brincar a trilha sem saber o que eram os ODS. A gente queria que fosse algo que as pessoas onde tivessem, pudessem ter acesso a trilha, reserva e informações interessantes. Essa é a ideia do nosso aplicativo”, comenta Joseline.
O desenvolvimento do “Reserva Olho d´Água das Onças” contou com a colaboração de dois estudantes do curso de informática do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Eduardo Souza e Matheus Pierre, sob a orientação do professor Danyllo Albuquerque, especialista em desenvolvimento de aplicativos.
“Fizemos a escolha de desenvolver o aplicativo para Android, pois a maioria das crianças com as quais trabalhamos nas escolas utilizam smartphones com esse sistema operacional”, explica Joseline.
A viabilidade do projeto foi garantida por meio de financiamento obtido através de uma emenda parlamentar do deputado estadual Buba Germano, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ).
O aplicativo é parte integrante do projeto de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD), focado na educação ambiental. Além do desenvolvimento do aplicativo, os fundos da emenda parlamentar permitiram a instalação de painéis informativos, trilhas em 3D e totens interativos na reserva, enriquecendo ainda mais a experiência dos visitantes.
Com o lançamento do “Reserva Ambiental na Palma da Mão”, a esperança é que mais pessoas, especialmente as crianças, se envolvam com a preservação do meio ambiente, entendendo sua importância e os objetivos globais que devemos alcançar para garantir um futuro sustentável.
Vele lembrar que o aplicativo “Reserva Olho d´Água das Onças” já está disponível para download na Google Play Store e promete ser uma ferramenta essencial para a educação ambiental e a valorização das reservas naturais do Brasil.
Matéria produzida pelo Projeto PELDCOM
Coordenação Geral: Alessandra Brandão
Coordenação Executiva: Carol Salgado
Texto: William Freitas – Graduando
Edição: Márcia Dementshuk
0 comentários