Projeto de Comunicação Pública da Ciência dos PELD
O projeto de comunicação pública da ciência dos sítios PELD (PELDCOM – Estratégias Multidimensionais em Comunicação Pública da Ciência para o PELD) desenvolve estratégias de comunicação para disseminar a compreensão científica dos PELD na sociedade sobre os diversos ecossistemas brasileiros, especialmente para públicos não especialistas.
Tal compreensão da ciência pela sociedade será estimulada com maior eficácia dependendo da forma como o conteúdo é proposto publicamente. Portanto, o principal desafio do projeto é dinamizar uma comunicação de matriz dialógica a partir das propostas de processos dialógicos, nos quais a participação e a postura ativa do público são o foco de atenção ao comunicar o conhecimento da ciência.
A iniciativa do projeto surgiu no final de 2020 em resposta à chamada pública CNPq/MCTI/CONFAP-FAPs/PELD Nº 21/2020. A abertura para propostas de um projeto de comunicação neste programa foi inédita, assim como são inéditos os esforços teóricos e práticos aplicados pelo PELDCOM com dupla finalidade: 1) fazer uma reflexão sobre as teorias dialógicas para a comunicação da ciência e 2) executar a comunicação entre o que é produzido pelos cientistas dos PELD e a sociedade a partir dessas reflexões.
Para além da divulgação da ciência, uma das premissas do PELDCOM é estabelecer um entendimento sobre a relação da atividade científica com a sociedade. Como sustentam especialistas em comunicação da ciência, a ciência não é um produto acabado. Está em constante processo de elaboração. Por isso, entendemos que é fundamental deixar esse processo transparente e ir além: buscar a transmissão de um conteúdo que interaja com as pessoas (os receptores), de maneira a formar uma cultura científica.
Assim, o projeto PELDCOM tem como objetivo propor uma comunicação dialógica entre a população e as ações de pesquisas realizadas por 44 projetos de pesquisa científica realizados nos sítios PELD, localizados em vários pontos do Brasil.
Na visão dialógica, a comunicação pública da ciência não deve ter como foco convencer sobre a superioridade desse conhecimento produzido por pesquisadores em detrimento do outro, mas da possibilidade da sociedade se apropriar de um corpo de conhecimento de extrema importância, que também é uma forma de ver e analisar o mundo.
Em termos mais simplificados, na comunicação dialógica a interação se dá ao considerar que as pessoas às quais a informação é direcionada não são uma folha em branco. Elas possuem uma visão de mundo e a comunicação dialógica entende que o comunicador deve buscar dar espaço para essa interlocução.
Em vista disso, o PELDCOM incentiva que, ao comunicar, os projetos compreendam essa dinâmica e diversifiquem a forma como se dirigir ao público, com vistas a alcançar o diálogo na transmissão do importante conhecimento produzido pelo Programa PELD.
Para a divulgação da ciência produzida nos programas ecológicos, o projeto aplica estratégias como treinamento dos responsáveis pela comunicação dos projetos, orientação para campanhas de divulgação, produção de materiais pedagógicos (oficinas, cartilha) divulgação em canais digitais (redes sociais, site, podcast), a promoção de eventos, uso das técnicas e ferramentas de educomunicação, entre outros.
Ao estabelecer esses ambientes de aproximação no processo de construção do conhecimento científico (o dia a dia da pesquisa), evita-se reforçar a impressão de que se trata de uma atividade para alguns poucos, ou seja, que se alcançou resultados importantes com a facilidade dos gênios – problema esse, que, inclusive, afasta novos estudantes de se identificarem com a profissão do cientista.
O PELDCOM pretende, por fim, construir modelos eficazes para disseminar a produção científica de modo a estabelecer um “diálogo” (em termos como o exposto aqui) sobre o que a ciência/projeto PELD elabora e traz de benefícios para a sociedade.