Alessandra Brandão
Coordenadora Geral
Jornalista, especialista em Jornalismo Científico. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Doutora em Ensino, História e Filosofia da Ciência (UFBA). Docente da Universidade Estadual da Paraíba, onde coordena o Núcleo de Ciência e Arte, e integra o corpo docente da pós-graduação em Ecologia, na área de educação ambiental. Áreas de pesquisa: são compreensão pública da ciência, divulgação científica e educação ambiental. Integra o Núcleo Central do Parent in Science, atual vencedor do Prêmio Nature Mulheres Inspiradoras da Ciência (2021).
Rostand Melo
Jornalista e professor na área de Comunicação na UEPB. Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas (UFPB/2010) e Doutor em Ciências Sociais (UFCG/2015). Coordena os Projetos de Extensão “Luz Negra” e “Coletivo F8: Site de Fotojornalismo”, cota 2020-2021 (PROBEX/UEPB). Integra o Grupo de iPesquisa e Desenvolvimento em Fotografia (GPDF) e o Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade (MOBJOR). Principais temas: jornalismo, produção de notícias, fotojornalismo, telejornalismo, mídia e cotidiano, comunicação e cultura, espetacularização da política e campanhas eleitorais em mídias sociais.
Fernando Firmino
Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas – Linha Cibercultura (UFBA). Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UEPB). É Professor na UEPB. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Teorias e Metodologias da Produção Jornalística na Mídia Regional – UFPB e Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online da Universidade Federal da Bahia – UFBA. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade – MOBJOR. É sócio da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – SBPJor.
Diogo Lopes
Professor de Comunicação Social (UFCG) desde de junho de 2013, professor permanente da Pós-Graduação em Comunicação (UFPB), Secretário Regional Paraíba da SBPC. Foi professor visitante do Departamento de Comunicação da Cornell University, em Ithaca, nos Estados Unidos. Foi consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da Secretaria de Educação do do Governo do Distrito Federal em trabalhos sobre inclusão digital e divulgação científica em escolas do campo para o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict).
Márcia Dementshuk
Jornalista. Mestrado em Jornalismo Profissional pela UFPB. Especialização em Comunicação Marketing pela ESPM-RS. Atua em divulgação da ciência na Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia. Colunista na Rádio Tabajara com o programa de divulgação de ciência e tecnologia “Horizontes da Inovação”. Vencedora do prêmio Petrobras de Jornalismo 2014 na categoria Reportagens Responsabilidade Socioambiental – Nacional – Portal de Notícias na Internet. Segundo lugar no Prêmio Semear Internacional de Jornalismo 2021, categoria Impresso.
Clara Farias
Artista visual, roteirista e diretora de arte cinematográfica, formada em Produção de Moda pelo SENAI e graduanda em bacharelado em Arte e Mídia (UFCG), com formações em roteiro e direção de arte audiovisuais, é aquarelista, produtora e poetisa. Integrante do Ariel Coletivo Literário, integrante da APAN e Produtora da CUCO Filmes, foi diretora da instalação interativa “O que é que tem no seu balaio?” pelo SESC-PB (2017), tem filmes selecionados em festivais de quatro continentes, filmes com estreia internacional em festivais da Califórnia e Lisboa e prêmios por Melhor Direção de Arte, Melhor Filme e Melhor Roteiro em festivais nordestinos como o FestCru (2021) com o filme Não Moro Mais em Mim, de Vitor Celso e Bruna Guido (2020), roteirizou e dirigiu a arte de Miragem, Bruna Guido (2021), Dirigiu a arte de O Que Resta (2020) e Apnéia (2021) de Nathan Cirino, entre outros. Diretora de videoclipes, roteirizou, dirigiu e dirigiu a arte dos clipes Tempo Guardado e Vídeo Chamada, da caruaruense Renata Torres (2022) e o clipe Seja Sim, de Ana Paula Marinho (2022).
Clara Damasceno
Jornalista com DRT/RN 2169. Graduanda em Comunicação Social – Educomunicação pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). No IFRN, enquanto estudante de Informática, fez parte da Assessoria de Comunicação Social e Eventos do Campus Avançado Lajes, por meio do Projeto de Extensão “Comunic-Ação”, bem como atuou na monitoria do Projeto de Extensão “Incubadora Tecnológica para o Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários do IFRN (IFSol): Fortalecendo os Empreendimentos Econômicos Solidários (EES) do Rio Grande do Norte”. Atuou como Monitora Virtual no Programa de Monitoria Virtual da Universidade Federal de Campina Grande nas duas últimas edições. Membro Voluntária do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), por meio do projeto #tmjUNICEF. Tem experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em Reportagem, Redação, Cerimonial e Assessoria de Imprensa.
Paloma Mahely
Estudante de Jornalismo da UEPB e técnica em Informática pelo IFPB. É Bolsista de Iniciação Científica do CNPq.
Manoel Cândido Nogueira
Possui graduação em Letras-Português pela UFCG. Atualmente cursa o 7º período de Jornalismo pela UEPB. Estagiou nas rádios Cariri FM e Lagar FM em Campina Grande/PB. Participou, na condição de bolsista, do projeto de extensão Site Coletivo F8, e como voluntário, dos projetos de extensão Escolinha do DEF e do Jus Cogens, em ambos, desenvolvendo atividades ligadas ao jornalismo. No presente, é bolsista de Iniciação ao Extensionismo do CNPq, através do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD), cota 2022/2023.