“Café Científico” reuniu pesquisadores e estudantes paraibanos para discutir os desafios da biodiversidade brasileira

Notícias | 0 Comentários

Peldcom

Peldcom

21 de julho de 2022

Um grande painel onde se lia a pergunta “Vamos conversar sobre biodiversidade?” dava o tom provocativo ao Café Científico, evento realizado durante a XII Reunião de Avaliação e Acompanhamento do Programa Ecológico de Longa Duração (PELD), em João Pessoa, nos dias 04 a 06 de julho. Durante o encontro, o Projeto de Comunicação dos PELD (PELDCOM) realizou diversas atividades de divulgação científica, como parte da programação alusiva aos 25 anos do Programa.

O Café Científico, mediado pela professora Alessandra Brandão, contou com duas rodadas de conversa com cientistas que pesquisam nos diversos biomas brasileiros, provocando um instigante debate com estudantes de vários cursos de graduação, como Biologia, Engenharia Civil, Física e Relações Internacionais. Além dos discentes, os professores Carlos Ferreira (Sítio/PELD ILOC), Ben-Hur Marimon (Sítio/PELD TRAN), Selvino Neckel (Sítio/PELD BISC), Cláudia Bonecker (Sítio/PELD PIAP), Leandro do Vale (Sítio/PELD FNC), Etham Barbosa (Sítio/PELD RIPA) e Ana Beatriz (Sítio/PELD Catimbau), também somaram à dinâmica. Os cientistas deram um breve panorama sobre suas pesquisas, mostrando os desafios mais urgentes em relação à biodiversidade brasileira, aguçando a curiosidade dos estudantes sobre possíveis formas de enfrentamento aos problemas tratados.

Para Natanael Silva, estudante de Física, discutir os desafios ambientais a partir da interação direta com os pesquisadores que produzem o conhecimento sobre a biodiversidade brasileira permitiu uma experiência inteiramente diferente, que estimula o senso de responsabilidade para com a vida em todos os seus níveis. Para os diversos pesquisadores participantes do café, que buscam novas formas de divulgar a ciência produzidas em seus sítios, conversar com estudantes nesse formato é bastante proveitoso, pois é possível estabelecer um diálogo nem sempre possível nos ambientes mais formais.

Para fazer jus a tradição das festividades nordestinas, a qual tem o estado paraibano como símbolo da festa junina, o café contou com comidas típicas e apresentação musical do grupo de forró “Três do Norte”, trazendo no repertório renomados artistas, como Luiz Gonzaga e Flávio José, levando os estudantes a se empolgarem na quadrilha improvisada.

Coordenadora do PELDCOM: Alessandra Brandão
Texto: Alessandra Brandão 
EdiçãoClara Damasceno
FotosClara Damasceno e Manoel Cândido

Publicado por

Publicado por

Peldcom

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend