Converse com Cientistas

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4 de outubro de 2022

Ação de Divulgação – Ação Nacional “Conversa com Cientistas” – PeldCom –  Nº 05/2022

Atividade “Converse com um Cientista”, durante o I COMPELD, realizado de 04 a 06 de junho 2022, em João Pessoa

CHAMADA PeldCom – Nº 05/2022

Ação de Divulgação – Ação Nacional “Conversa com Cientistas” – PeldCom –  Nº 05/2022

O Projeto de Comunicação Pública da Ciência – PeldCom   convida os sítios integrantes do Programa Ecológico de Longa Duração – PELD para participar da “Ação de divulgação – Integração Nacional: Conversa com Cientistas – PeldCom   – Nº 05/2022” nos termos aqui propostos.

O “Dia Mundial da Ciência para Paz e Desenvolvimento” – 10 de novembro – é celebrado pela Unesco para destacar o papel dos cientistas na compreensão dos fatores intrínsecos à existência no planeta Terra ou no universo.

Em vista desta celebração, o PeldCom   sustenta a data como oportunidade de mobilizar a sociedade para o tema, prioritariamente alunos em idade escolar.

Integração nacional: Essa ação destina-se aos integrantes de projetos PELD, os quais serão responsáveis pela organização e realização nos locais onde atuam. Considerando a presença de sítios PELD em 20 estados brasileiros – e o Distrito Federal -, e a adesão à presente Chamada, é admissível presumir uma integração nacional por meio do Programa PELD em torno do tema.

A ação não gera, a princípio, custos financeiros para o projeto PELD, a não ser a dedicação de tempo para articular a ação, divulgá-la e realizá-la na data sugerida.

Para isso, propõe-se a presente ação com as seguintes premissas:

1. O que é a ação “Converse com Cientistas” – Objetivos

A ação propõe a criação de um espaço de diálogo entre cientistas e a população das proximidades do sítio de pesquisa. Pretende aproximar a atividade científica da sociedade, por meio do diálogo. Apresentar a atividade científica descomplicando a abordagem à ciência, sem menosprezar sua complexidade, porém, também escutando o que a sociedade quer dizer sobre ela. Despertar a vocação para a ciência. Demonstrar a importância da pesquisa de longa duração – PELD.

2. Público-alvo

Os estudantes em idade escolar vêm a ser a finalidade desta ação por constituírem um grupo de pessoas em idade e interesses especiais pela temática. Também, sabe-se que, pelo menos, uma parcela de tais estudantes estão em busca de novidades, de experiências diferenciadas, o que desperta a curiosidade para temas tratados por cientistas. E por fim, quem sabe, o estudante se sente motivado, a partir de um diálogo,  a buscar uma carreira na ciência.

3. Operação

As orientações para a execução da ação terá como base a experiência da atividade “Converse com uma (a) Cientista” aplicada durante o 1º ComPeld – Construindo Diálogos, realizado em João Pessoa, de 4 a 6 de julho de 2022.

Nesta atividade participaram 42 estudantes e 14 cientistas, integrantes de projetos PELD. Naquela oportunidade, entrevistamos os estudantes antes e depois da atividade, visando mensurar possíveis consequências da ação. Um dos resultados mais surpreendentes diz respeito ao fato de que antes da atividade, apenas 29% dos estudantes tinham interesse na carreira científica. Após a mesma, esse número saltou para 69% dos estudantes entrevistados. Apesar desta aplicação ser uma tentativa de mensurar a percepção dos estudantes, é possível afirmar com segurança, que a atividade mexeu com a emoção dos mesmos, o que pode sinalizar a importância de promover tais diálogos.

3.1 Definição dos participantes

Os organizadores podem convidar cientistas (professores pesquisadores, pós-doutorandos, doutorandos, mestrandos)  do sítio PELD, ou estender o convite para pesquisadores de outros programas de pós-graduação.

Para a participação dos estudantes se faz necessária a articulação com a escola, primeiramente, através da direção. Deve-se observar a oficialização das requisições, de acordo com a orientação da escola.

O número de estudantes participantes dependerá do número de cientistas disponíveis para a conversa. A experiência no ComPeld demonstrou que uma conversa com três estudantes e um cientista é produtiva, desde que haja uma separação razoável entre os trios. Além disso, estudantes podem estar circulando para ver exposições de banners, fotos, materiais do projeto, que poderão estar expostos. Assim, pode-se fazer um revezamento nos grupos de conversa.

3.2 Definição do local

O proponente deve escolher um local acolhedor onde seja possível receber o número definido de participantes – cientistas e estudantes. Pode ser na universidade, no sítio, ou seja, no campo, onde projeto é realizado, no ambiente da escola ou ainda em outros lugares públicos (verificar a necessidade de autorizações oficiais).

3.3 Exposição

No local onde será realizado o encontro o sítio PELD pode destinar uma área para uma exposição de materiais envolvidos no projeto como pôster, banners, fotos, equipamentos, itens de laboratório, amostras, etc.,, ou reforçar campanhas de  educação ambiental.

3.4 Montagem do ambiente

Não há uma regra para a montagem do ambiente. É importante que o estudante se sinta acolhido no local onde ele chegar para a atividade. Um ambiente informal, diferente, atrativo, onde ele se sinta à vontade. Pode ter mesas e cadeiras (1 mesa com 4 cadeiras); ou pode ser uma sala com almofadões; pode ser no campo, no sítio onde o projeto é aplicado; etc.

3.5 Orientação

O PeldCom   irá realizar uma reunião para orientação dos proponentes. A participação é importante pois serão transmitidas as diretrizes que darão o caráter de integração nacional da ação.

3.6 Datas Importantes:

  • Adesão à chamada: até 10 de outubro de 2022, segunda-feira
  • Reunião de Orientação: 17 de outubro de 2022, quinta-feira – 17h
  • Realização: 10 de novembro de 2022, quinta-feira

3.7 Material de divulgação

O PeldCom irá providenciar layouts (máscaras) da ação em arquivo aberto para os projetos PELD que tiverem assessoria competente para o uso do software necessário para inserir as informações específicas.

Caso o projeto PELD não possua essa competência, o PeldCom irá fornecer a arte específica (cards prontos) em até 2 formatos (tamanhos usados nas redes sociais).

O sítio PELD deverá providenciar um release com informações sobre a ação e enviar para os contatos das produções dos veículos de comunicação locais convidando os jornalistas e influenciadores a acompanhar a ação. No release, que o PeldCom   poderá fornecer um modelo, deverá conter: O que vai acontecer?; onde?; quando?; quem está promovendo e quem vai participar?; por que isso irá acontecer?; e como isso acontecerá? Essas informações constam no texto desta Chamada. Os contatos dos veículos de comunicação podem ser buscados através dos sites das empresas.

3.8 Cronograma

Os sítios PELD que aderirem à chamada deverão executar o cronograma conforme o próprio planejamento da ação. Deve-se prestar atenção aos prazos necessários para que a divulgação seja efetiva. Como é uma ação fechada com escolas, não prevê público geral, deve-se iniciar a divulgação em redes sociais e envio de releases com, no mínimo, dez dias ou uma semana de antecedência.


Campina Grande, PB, 04 de outubro de 2022.

Profª Drª Alessandra Brandão Câmara
Coordenadora do PeldCom 

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